quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Doutor Sucesso

Em seu livro "Fora de Série", o provocador Malcolm Gladwell afirma que ter talento não basta para vencer, também é preciso apoio, trabalho e sorte - muita sorte.
Você já ouviu falar em Christpher Langan? Provavelmente não.  Ele foi considerado o homem mais inteligente das américas  lá pelos anos 2000.  Os testes mostraram que Logam  tem um QI de 195, Albert Einstein, o gênio, tinha 150, isto é, qualquer um que tenha QI acima de 150 é considerado gênio.   Apesar dessa enorme vantagem comparativa, Langan passou boa parte de sua vida trabalhando na portaria de um buteco na região de Nova Iorque, estudava física e filosofia nas horas vagas.  Escreveu uma teoria de todas as coisas que nunca foi publicada e nunca será, viveu miseravelmente e tudo sugeria que Longan seria um grande cientista, não deu certo e ele não teve sorte, nasceu em família pobre de quatro irmãos todos filhos de pais diferentes, quando ganhou uma bolsa sua mãe não se deu o trabalho de assinar uma declaração de que eram pobres.  Com esta história Malcolm Gladwell começa o terceiro capítulo de "Fora de Série".
O que diz Malcolm Gladwell
" Conheço um monte de pessoas extremamente inteligentes, enormemente ambiciosas, que nunca se tornaram um Bill Gates.  Está claro para mim que nosso entendimento das causas do sucesso ainda é precário"
" Somos focados demais no indivíduo. Para realmente entender os fora de série, temos de olhar ao redor deles, para a cultura, para a família,, para a comunidade e para a geração deles"
"Para se tornar um grande mestre de xadrez, são necessários 10 anos. O que são dez anos? Bem, é mais ou menos o que leva para obter 10 mil horas de prática,  Dez mil horas é o número mágico da grandeza.
Algum de seus livros
Ponto de Desequilibrio
Blink, a Decisão num piscar de olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário